Nem todos temos o dom de falar em público, e para alguns é mesmo aterrador! E quando se fala em fazer apresentações, mesmo que para um grupo pequeno de pessoas, o pânico é ainda maior. O pior é que toda esta ansiedade e desconforto, pode reflectir-se no seu PowerPoint…

Sente-se familiarizado com esta situação? Quantas vezes já não teve de apresentar o seu produto/serviço aos seus clientes ou financiadores e se sentiu assim? Pois não tema mais! Se seguir com atenção os próximos passos, a sua apresentação será um sucesso!

 

1. Não sublinhe o óbvio nem aja como se a sua apresentação fosse aborrecidaBoring Presentation

Evite ao máximo dizer coisas óbvias como “Hoje tenho aqui uma apresentação para vos mostrar…”. Com certeza que os convocados para essa reunião sabem o conteúdo da mesma e que vai apresentar-lhes algum tema! Tenha em conta apenas a mensagem que quer realmente passar e que o tempo da sua audiência é, de facto, precioso. Por isso, não o desperdice 😉

Além disso, nunca escreva “Apresentação” no primeiro slide. Ponha apenas o título (por exemplo, “Vendas 2014”), o seu nome e contactos.

Finalmente, não use frases como “Eu sei que preferiam estar noutro lado…”. Transmite logo na primeira impressão que será bastante aborrecido.

2. Ser arrogante? Completamente fora de questão!

Oradores arrogantes deixam a plateia desconfortável. Por isso, seja humilde e permita que façam perguntas e partilhem opiniões acerca do tema que está falar. Mantenha a audiência a participar activamente e a “sentir-se ouvida”.

3. Duas palavras que não deve esquecer: Conteúdo e Layout

Relativamente ao conteúdo, nunca ponha demasiado texto nos seus slides. Em vez disso ponha apenas pequenas frases-chave que servirão para o relembrar do que tem de dizer. Veja o conteúdo como um pequeno resumo de tudo o que precisa dizer. Gráficos e imagens são uma óptima forma de manter a audiência atenta.

Quanto ao layout, há várias coisas a ter em consideração. Antes de mais, os seus slides devem ser o mais clean possível. Isto é, nada de utilizar todas as cores arco-íris e fundos espalhafatosos. Faça um esforço por manter o mesmo tipo e tamanho de letra ao longo de todos os diapositivos. Quanto mais simples, mais sofisticada se torna a sua apresentação. Na mesma linha de pensamento, não sobrecarregue a sua apresentação com animações, pois distrai (demasiado) a audiência. O mesmo se aplica aos sons das animações.

4. Proibido adormecer a plateia!

Se quer fazer um brilharete, tem de arranjar formas de não adormecer os seus ouvintes. Como o fazer? Bem, existem várias tácticas. Número 1: Evite ser monocórdico. Se utilizar diferentes tons de voz para enfatizar partes específicas do conteúdo conseguirá manter a audiência atenta. Número 2: Nunca leia os seus slides. Decerto que os presentes também o saberão. Portanto, treine a sua apresentação de antemão. Número 3: Use e abuse de metáforas e comparações, e também de curiosidades e histórias de experiências que tenha vivido. São uma óptima forma de manter o público atento.

5. Como finalizar de uma forma agradável?

Para que a audiência não pense que desperdiçou o seu tempo, já que você conseguiu resumir a sua apresentação toda em apenas 5 minutos, apresente apenas um slide que enfatize os tópicos principais. Intitule-o de “A reter…” ou algo similar, que não dê a entender que se trata de um resumo.

Por fim, não utilize o último slide para dizer agradecer a atenção da sua plateia. Use-o antes para mostrar de novo os seus contactos. A audiência sentir-se-á mais valorizada se disser “Obrigado” pessoalmente.

 

Tem alguma técnica específica para manter o seu público atento durante as apresentações? Partilhe-a connosco 🙂

Categorias: Dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *