Para aumentar a produtividade temos, primeiro, que saber como medi-la pois só assim conseguimos delinear sólidas estratégias de crescimento baseadas nos resultados obtidos.

A produtividade baseia-se em dois conceitos: eficácia e eficiência. Sermos produtivos consiste no aumento da nossa eficácia (atingirmos os nossos objectivos) com o máximo de eficiência possível (através do consumo mínimo de recursos – tempo, dinheiro, energia, …).

Então, como medi-la?

1. Defina a(s) unidade(s) de medida – dados monetários (margem de lucro; montante recebido;) ou quantitativos (nº de bens produzidos; chamadas atendidas;)

2. Seleccione o intervalo de tempo – quanto menor for, mais fácil será de analisar os resultados.

3. Registe os resultados – tenha uma tabela ou local de registo para que esta análise se torne periódica.

4. Defina o tempo-padrão – após algum tempo, é possível retirar tempos-padrão por cada tarefa que lhe permitirão registar e analisar os desvios de tempo ocorridos com determinado colaborador ou tarefa.

5. Calcule e compare dados – calcule a produtividade através da divisão dos resultados obtidos no período de tempo escolhido pelas horas de trabalho que foram gastas para obter esses mesmos resultados.

Exemplo: Se um colaborador produziu 120 peças numa semana (40 horas de trabalho), então produziu, em média, 3 peças/hora (120/40=3). Agora, pode aumentar o número de peças no mesmo espaço de tempo ou diminuir o tempo gasto na produção das 3 peças. Para isso, terá que alterar alguns pontos nas variáveis para aumentar a produtividade.

career-guide-productivity

 

E como aumentar a produtividade? 

  1. Localize as falhas
  2. Repense a sua estratégia
  3. Defina o foco e estabeleça prioridades
  4. Invista na formação
  5. Crie um bom ambiente de trabalho
  6. Motive os colaboradores
  7. Interaja e conheça os seus clientes

Existem várias formas de analisar a produtividade e de aumentá-la de acordo com o negócio e área mas, em todos, é importante ter uma noção de como está a ser utilizado o tempo e dinheiro e torná-los mais produtivos para que o crescimento seja eficaz, eficiente e contínuo 😉

Categorias: Dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *