A sua performance no trabalho está directamente relacionada com a forma como lida com as suas emoções. Vários estudos demonstram que os trabalhadores mais produtivos são aqueles que são capazes de ficar calmos e sob controlo em circunstâncias stressantes.

 

O prazo de entrega do seu projecto está a terminar e ainda está longe de o completar? O seu chefe espera que atinja determinados objectivos e você não tem mãos a medir? A criação da sua empresa não está a correr como o esperado? Sente-se perto de perder o controlo?

 

Não desespere mais. Para que consiga manter a calma em qualquer situação, aqui ficam algumas estratégias eficazes:

Evite pensar “E se?” – Pensar hipoteticamente é como “deitar lenha para a fogueira”, aumenta ainda mais as suas preocupações, a sua ansiedade e o seu nível de stress. A situação pode ter vários desfechos e quanto mais pensar nas possibilidades, menos se concentra em tomar uma atitude e em manter a calma.

Seja positivo – Se for demasiado pessimista, apenas fará com que fique ainda mais preocupado. Procure ver o lado bom das coisas e seja grato por aquilo que tem. Estudos da Universidade da Califórnia mostram que ter pensamentos optimistas e de gratidão diminuem os níveis de cortisol (hormona que causa o stress) até 23%, melhorando o seu humor, bem-estar físico e aumentando a sua energia.

stress3

Distraia-se! – Hoje em dia, a tecnologia permite-nos estar disponíveis para o nosso trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que dificulta a existência momentos relaxantes. No entanto, para que consiga desligar-se, permita-se deixar o telemóvel de lado por um momento. Faça jogging, leia, vá ao cinema… As opções são infinitas! O importante é que tire pelo menos 1 hora do seu dia para relaxar. Verá que estas pausas são verdadeiramente refrescantes.

Tenha uma boa noite de sono – Não descansar apenas aumenta ainda mais os níveis de stress. E mesmo que esteja a meio de um projecto complexo e importante, não se sinta culpado. Veja uma boa noite de sono como uma forma de manter a sua concentração e produtividade em níveis razoáveis.

Procure um “ombro amigo” – Às vezes acreditamos conseguir lidar com os momentos mais difíceis sozinhos. Uma táctica que se mostra ineficiente, contribuindo ainda mais para nos descontrolarmos. Por isso, quando determinada circunstância se tornar demasiado desafiante, desabafe. Note que falar sobre as nossas preocupações é uma forma de libertar stress e ansiedade, além de que providencia uma nova perspectiva sobre a situação. No fim, sentir-se-á muito mais calmo.

 

Está a passar por um período difícil? Não se deixe levar! Você é que controla o stress, e não contrário 😉

 

“There’s going to be stress in life, but it’s your choice whether you let it affect you or not.”

– Valerie Bertinelli

Categorias: Dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *