Todas as empresas, sejam start-ups, organizações não-governamentais, empresas em nome individual, PMEs, ou mesmo multinacionais, devem ter um plano de negócios, pois este é o primeiro passo para o sucesso!

 

Mas o que é um plano de negócios?

business-automation.diagram

Um plano de negócios é um documento que contém a determinação dos objectivos, estratégias e acções da organização. Funciona como um “guia” de desenvolvimento, e é uma forma de adaptar a estratégia à realidade empresarial. Assume-se, portanto, como um instrumento relevante para lidar com as mudanças internas e externas ao negócio.

 Neste sentido, deve ser constantemente actualizado, de forma a lidar com a dinâmica do mercado e indústria em que a empresa está inserida.

 

O que deve conter?

Existem alguns elementos chave, que devem figurar em qualquer plano de negócios. Estes tornam-se particularmente importantes quando está à procura de investimento!

Para os enumerar, deverá responder às seguintes perguntas:

1. A Equipa – Qual é o background dos membros da equipa? Quem são? Quais as suas funções?

2. Descrição do produto/serviço – O que oferece é um produto, serviço, solução ou recurso? Como é que descreverá o produto ao seu público-alvo?

3. Proposição de valor – Porque é que o cliente se deve interessar pelo seu produto? Que desejos/necessidades o seu produto satisfaz? O que é que o diferencia?

4. Público-alvo – Quem é o seu cliente? Os seus novos clientes estão de acordo com o target que definiu ou não?

5. Experiência do cliente – A experiência do cliente é fulcral para que construa a sua marca?  O produto ou serviço cumpre a proposição de valor?

6. Mercado-alvo – Qual é o tamanho total do mercado? Qual a sua taxa de crescimento? O que é que os analistas dizem sobre esse mercado? Quais são as previsões?

7. Competição – Quem são os seus concorrentes? Quais as diferenças entre os vossos produtos?

8. Modelo de negócio – Que preço será cobrado? Quais são as previsões financeiras (período de 6 meses até um máximo de 5 anos)? Como fará chegar os produtos aos clientes?

9. Marketing – Que tácticas serão utilizadas (4 P’s no caso de produtos e 7 P’s no caso de serviços)?

 

É importante ter em conta que todas as previsões e informações que constam do plano de negócios devem ser realistas.

Dica útil: construa vários cenários no que toca a previsões. Por exemplo: Pessimista, Normal e Optimista. Pode também acrescentar cenários intermédios para que tenha noção de como as variáveis se comportam se o negócio não correr como o esperado 😉

 

Categorias: Dicas!

1 comentário

Juliano Salgado · 10 Julho, 2019 às 13:09

Foi um dica util para a elaboracao do meu plano de negocio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *