Existem variadas formas de motivar uma equipa e cada elemento, não fossemos todos diferentes e movidos por diferentes ambições pessoais e profissionais. Porém, achamos que existem 3 pontos que qualquer profissional valoriza e que tornam o seu dia-a-dia mais positivo e até produtivo.

1. Delegar

Dar responsabilidade não só confirma que se confia no trabalho do indivíduo como o motivo e faz com que este tente superar as expectativas do que lhe foi atribuído. O aumento da responsabilidade tem que ser, obviamente, doseado para não levar ao extremo e o colaborador ficar com demasiadas tarefas em mãos. Mas deve ser crescente e baseado nos resultados, o que nos leva ao ponto seguinte.

2. Reconhecer

Dar a responsabilidade sem se valorizar o trabalho que depois é desenvolvido não é muito boa ideia pois poderá ter um efeito negativo na pessoa que assumiu o desafio e nos restantes elementos que verão por reconhecer o que foi feito e tomarão isso como um exemplo. O tradicional “trabalhar para aquecer” não deverá ser uma visão da equipa pois mostra claramente que a mesma não acredita naquilo que faz. Acreditar e ver-se reconhecido pelo empenho colocado é fundamental para que os resultados sejam sempre melhores.

3. Crescer

O espaço para inovar, sugerir e evoluir deve ser sempre dado independentemente da tarefa que seja desempenhada. A possibilidade de implementar algumas dessas ideias é fundamental para que a equipa se sinta sempre em constante evolução e crescimento. A perspectiva de evolução profissional deve ser, igualmente, uma realidade pois para quem seja mais ambicioso e queira crescer na carreira sem ter essa oportunidade pode tornar-se num trabalhador desanimado, desmotivado e uma possível perda para a equipa que pode acabar por influenciar o espírito de todos os elementos.

Para que estes 3 pontos sejam colocados em prática, é essencial saber ouvir e mostrar abertura para que qualquer elemento da equipa fale com quem os lidera de modo a manter um ambiente saudável e de constante crescimento positivo.

Se tem outros factores que considera fundamentais para que a sua equipa esteja sempre motivada, partilhe connosco para que todos possamos melhorar a nossa dinâmica de trabalho e tornar as nossas empresas mais produtivas e prósperas.

Categorias: Dicas!

1 comentário

Sabe como medir a sua Produtividade? | Faturavirtual - Blog · 7 Maio, 2014 às 13:53

[…] Motive os colaboradores […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *