Para que o seu negócio seja bem sucedido, é importante que tenha uma rede de contactos valiosa. Ou seja, é imperativo que invista em networking. Podemos equiparar esta arte de ampliar a nossa rede de contactos a um encontro romântico, pelo que causar uma boa primeira impressão é crucial! 

Contudo, nem toda a gente consegue arrasar na hora “H”. Por exemplo, pessoas extrovertidas são a alma da festa e têm facilidade em fazer novos contactos em qualquer circunstância. Por outro lado, os introvertidos preferem fazê-lo em ocasiões mais íntimas.

Como as oportunidades surgem quando menos se espera, temos de estar preparados para qualquer acaso. Por isso, quer seja introvertido, extrovertido, ou simplesmente não se sinta à vontade em público, aqui ficam algumas tácticas para que tire o maior partido de eventos de networking e consiga contactos importantes.

networking

Não tenha expectativas demasiado altas – Quando for a algum eventonão ponha demasiada pressão em si próprio. Não precisa de conhecer toda a gente! É mais provável que consiga fazer bons contactos apenas falando com duas ou três pessoas, do que com todos os presentes na sala.

Saiba como quebrar o gelo – Nem sempre é fácil começar uma conversa com estranhos. No entanto, fazer algum trabalho de casa ajuda. Pense em algumas questões ou temas triviais, como comida ou viagens. Se for um evento de grande escala, poderá ainda ver quem irá marcar presença, e pesquisar aqueles que gostaria de conhecer no LinkedIn, para que possa abordar temas relacionados com o percurso académico e/ou profissional dessas personalidades.

Peça para ser apresentado – Qualquer que seja a ocasião, encontre alguém que conheça, sobretudo uma pessoa que tenha alguma reputação, e peça para ser apresentado. Desta forma torna-se, não só, mais fácil quebrar o gelo, como também fazer com que os potenciais contactos lhe prestem mais atenção.

Partilhe pequenas histórias pessoais – Não há melhor forma de se tornar mais interessante e memorável do que contando histórias pessoais. Além disso, é uma óptima maneira de encontrar coisas em comum com os outros! Por exemplo, se o tópico de conversa for um destino turístico onde já esteve, partilhe um episódio engraçado que sucedeu durante a sua estadia. Quem sabe se mais alguém passou por algo semelhante?

 

E não se esqueça, pratique todos os dias! Tal como os desportistas treinam todos os dias para que aperfeiçoem a sua técnica, também o deve fazer. Quando encontrar alguém conhecido, em vez de acenar e cumprimentar de longe, pare e fale por dois minutos. Faça perguntas triviais como “Esse fim-de-semana foi bom?”, ou “O dia está a correr bem?”.

Verá que quanto mais treinar, mais fácil fica 😉

Categorias: Dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *