Ser proactivo é cada vez mais importante para as empresas. Antigamente os clientes iam ter com as empresas para obter os seus produtos ou serviços. Hoje em dia, com a proliferação da oferta, esta tendência reverteu-se e é essencial que as empresas se esforcem e tenham a iniciativa de contactar os seus potenciais clientes. É caso para dizer, “se a montanha não vem a Maomé, Maomé vai à montanha”!

saia_da_zona_conforto

De facto, a proactividade pode determinar o sucesso de uma empresa. Aqui ficam alguns pontos-chave:

1. É tudo sobre si – Ninguém poderá fazê-lo atingir o patamar que deseja, a não ser você próprio. Por muito que a sua família e amigos o apoiem, eles não poderão ser bem sucedidos por si. Deve sempre assumir a responsabilidade pelos seus problemas e enfrentá-los, pois ninguém o fará por si.

2. Deixe-se guiar pelas soluções – É óbvio que para ser bem sucedido, precisa de ser bom a resolver problemas. Mas o que faz realmente a diferença é a maneira como pensa para os resolver. Em vez de se focar apenas que tem um problema em mãos, que é algo que foge do seu controlo, pense antes em tudo aquilo que poderá ser feito para o resolver. Verá que conseguirá ultrapassá-los mais rapidamente.

3. Estabeleça objectivos “SMART” – Este acrónimo significa que os objectivos devem ser: Specific (Específicos), Measurable (Mensuráveis), Attainable (Atingíveis), Realistic (Realistas), e Timely (Dentro de um prazo). Por outras palavras, deve estabelecer metas que sejam específicas em vez de vastas; sejam passíveis de ser quantificadas; sejam possíveis de atingir; sejam coerentes tendo em conta a sua situação actual; e, finalmente, que tenham um prazo estabelecido de forma a “apressar” o seu cumprimento.

4. Rodeie-se das pessoas certas – A melhor maneira de ser bem sucedido é rodear-se de pessoas eficientes e motivadas. Elas farão com que você tenha a atitude certa.

5. Honestidade acima de tudo – Todos os percursos têm altos e baixos. Por muito que se esforce, nem sempre tomará as melhores decisões. A chave do sucesso está em ser sincero e imparcial consigo próprio, examinar todos os passos que deu, e realmente ver aquilo que funcionou e aquilo que não funcionou. Arranjar desculpas para a falta de progresso apenas o atrasará ainda mais.

A proactividade é uma qualidade cada vez mais valorizada. No entanto, note-se que deve ser responsável e comedido, analisando primeiro todas as consequências das suas acções.

 

“Do what today others won’t, so tomorrow, you can do what others can’t.”

– Brian Rogers Loop

Categorias: Dicas!

1 comentário

http://www.autokreditnet.club/ · 29 Maio, 2017 às 5:11

Glad I’ve finally found something I agree with!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *